Pela primeira vez, os cientistas conseguiram ver a cor visível de um mundo alienígena distante. O exoplaneta chamado HD 189733b reside a 63 anos-luz da Terra e apresenta um “profundo azul cobalto”, com furiosas tempestades e ventos super-rápidos, segundo os cientistas.
A cor azul do planeta foi determinada com base em observações do Telescópio Espacial Hubble, da NASA/ESA. Embora o planeta seja da mesma cor que a Terra a partir do espaço, os cientistas acreditam que ele seja um “Júpiter quente” – um planeta gigante gasoso que orbita muito próximo sua estrela hospedeira. Ele leva somente 2,2 dias terrestres para dar uma volta em torno de sua estrela, de modo que um ano em HD 189733b demora apenas pouco mais de 2 dias.
“Este planeta tem sido bem estudado no passado, tanto por nós mesmos quanto por outras equipes”, disse Frédéric Pont, da Universidade de Exeter, no Reino Unido. “Mas medir sua cor é algo totalmente novo – nós podemos realmente imaginar como este planeta seria se nós fomos capazes de olhar para ele diretamente.”
A atmosfera do planeta apresenta uma temperatura média de cerca de 1.000 ºC, com ventos que podem ultrapassar 7.000 km/h.
Os cientistas não têm certeza do que causa a coloração azulada do planeta, no entanto.
“É difícil saber exatamente o que determina a cor da atmosfera de um planeta, mesmo para os planetas do sistema solar”, disse Pont. “Mas estas novas observações adicionam outra peça do quebra-cabeça sobre a natureza e a atmosfera de HD 189733b. Aos poucos, estamos pintando um quadro mais completo do exótico planeta .”