Um grupo de cientistas e empresários criou um projeto para tentar se comunicar com civilizações extraterrestres. E, com uma taxa, as pessoas podem usá-lo para transmitir suas próprias mensagens para o espaço.
A ideia de se comunicar com ETs é antiga, e atende pelo nome de METI (Messaging to Extraterrestrial Intelligence). A ideia básica é que, em vez de apenas ouvir passivamente um sinal de rádio alienígena, devemos deliberadamente tentar enviar mensagens para o espaço, na esperança de atrair a atenção de civilizações extraterrestres.
Para esse fim, o Dr. Jacob Haqq-Misra e um grupo de empresários assumiu recentemente a Estação Jamesburg Earth em Carmel, na Califórnia. Eles vão usar o recurso para enviar uma mensagem contínua para o espaço no final deste mês.
Inicialmente, o sinal terá como alvo o sistema solar Gliese 526, que tem sido identificado como um sistema potencialmente habitável.
“Nossos objetivos científicos são descobrir seres fora do nosso sistema solar”, disse Pierre Fabre em um evento recente. “Mas uma parte importante deste projeto é levar as pessoas a olhar para além de si mesmas e de suas diferenças, pensando sobre o que diriam à uma civilização diferente.”
A mensagem consiste de uma onda contínua – uma saudação em binário que envia uma transmissão fornecendo informações básicas sobre a Terra e o nosso Sistema Solar através de um sistema de codificação, criado pelo astrofísico e cientista planetário Michael W. Busch. O código binário é baseado em princípios matemáticos, que, teoricamente, são constantes em todo o universo – coisas como a gravidade e a estrutura do átomo de hidrogênio, por exemplo.
O segundo sinal, embutido no primeiro sinal, consistirá de mensagens de pessoas da Terra, que podem comprar pacotes de US$ 0,99 a US$ 99,00. Os pacotes mais completos permitem o envio de imagens.
Alguns pesquisadores têm expressado preocupações sobre o METI e os riscos potenciais de atrair a atenção indesejada de alienígenas. A maioria, no entanto, não está confiante de alguma civilização capture o sinal, e que além disso, uma resposta é algo ainda mais improvável.
Fonte
Postagens Relacionadas