Broers descobriu que as perturbações significativas nos campos eletromagnéticos que rodeiam os seres humanos podem criar estados mentais similiares aos provocados pelas drogas alucinógenas ou experiências místicas. Desta forma a alteração de nossos campos eletromagnéticos produzida pelas sucessivas “explosões solares” ou “tempestades solares”, afetaria nossa consciência e percepção da realidade. Poderíamos experimentar, em dias de alta atividade solar, alucinações e estados mentais extremamente desconcertantes ou prazerosos.
Dieter Broers diz que as tempestades solares de 2012 e de 2013 provocarão estados mentais alterados desconcertantes e também estados extremamente prazeirosos que alguns poderiam entender como estado de “iluminação”. Ainda de acordo com o pesquisador, nem todos sentiremos o mesmo, ou reagiremos da mesma forma. Algumas pessoas experimentarão paz e euforia enquanto outros passarão por momentos de agressividade e depressão. O fator determinante para ter uma experiência negativa ou positiva será o medo.
As afirmações de Broers seguem provocando muita discussão no meio científico. Para nós leigos fica uma curiosidade, será que a mudança de comportamento global que estamos vendo não é mesmo uma influência destas tempestades? Será que a queda de regimes autoritários que vem sucumbindo a apelos populares não é fruto desta mudança? E os recentes acontecimentos no Brasil, onde historicamente sempre aceitamos tudo o que os governantes nos impunham, não é uma mudança de comportamento questionável? Além destas demonstrações em massa, todos os dias vemos nos noticiários pessoas pacatas que simplesmente do nada transformam-se em homicidas, seriam estas pessoas vítimas de alucinações provocadas pelas alterações em nossos campos magnéticos?